Aprendizagem centrada no aluno: A implementação do Team-Based Learning (TBL) proporciona uma abordagem pedagógica que coloca o aluno como protagonista do processo de aprendizagem. Nesse formato, os profissionais da fisioterapia vestibular são incentivados a se envolver ativamente, desenvolvendo autonomia e responsabilidade pela aquisição de conhecimento e habilidades práticas em fisioterapia vestibular.
Colaboração e construção de conhecimento: O TBL promove a colaboração entre os alunos, favorecendo a construção coletiva de conhecimento e a troca de experiências. Ao trabalharem em equipes, os participantes têm a oportunidade de discutir casos clínicos, analisar situações complexas e compartilhar diferentes perspectivas, enriquecendo o aprendizado e promovendo a habilidade de trabalhar em equipe multidisciplinar.
Resolução de problemas e tomada de decisões: A metodologia do TBL proporciona aos alunos a oportunidade de enfrentar problemas clínicos reais, estimulando a resolução de desafios e a tomada de decisões embasadas em evidência científica. Por meio de discussões em equipe, análise de casos clínicos e aplicação prática, os participantes desenvolvem habilidades de raciocínio clínico e crítico, fundamentais na prática da fisioterapia vestibular.
Feedback contínuo e aprimoramento: Durante as atividades em equipe, a instrutora tem a possibilidade de fornecer feedback contínuo e direcionado aos alunos. Esse processo de feedback imediato auxilia os alunos na identificação de pontos fortes e áreas de aprimoramento, estimulando a autorreflexão, o autoaperfeiçoamento e o desenvolvimento de competências clínicas específicas.
Integração teoria-prática: A abordagem do TBL permite a integração efetiva entre a teoria e a prática. Por meio de estudos de caso, simulações clínicas e atividades práticas, os participantes são desafiados a aplicar os conceitos teóricos em situações clínicas reais, fortalecendo a conexão entre a aprendizagem acadêmica e a prática profissional.
Desenvolvimento de habilidades transferíveis: O TBL, ao focar no trabalho colaborativo, na resolução de problemas, no raciocínio clínico e na tomada de decisões, auxilia no desenvolvimento de habilidades transferíveis. Os alunos aprimoram habilidades de comunicação, liderança, pensamento crítico e resolução de problemas.